quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Historia do American Pit Bull Terrier

Vou tentar fazer um resumo da historia do apbt pois se foi coisa onde nunca vi dois historiadores ou entendidos na raça concordarem foi com a  origem certa da raça, ate porque no principio os criadores escondiam os seu cães de forma a não serem copiados e com as lutas a passaram para o submundo muita coisa ficou oculta.
Alem de que no inicio o termo "pit bull" distinguia um tipo de cão e não uma raça em concreto.
Tudo terá começado nos séculos XII e XIII, onde se realizavam os "Bullbaiting" combates entre cães e touros,
era um espectáculo muito popular por toda a Europa que consistia em amarrar um touro e sobre ele lançar um ou vários cães para o imobilizarem ,eram necessários cães fortes ,ágeis e com grande resistência este desporto deu origem a denominação "Bulldog" estes cães foram então cruzados com uma espécie de terrier já extinta para lhes dar mais "game", mais vontade, mais combatividade o que deu origem ao "Bull Terrier" que tinham como características comuns uma cabeça grande em relação ao corpo,  orelhas pequenas, grande força de maxilar, desprezo pelo perigo, determinação espantosa e insensibilidade à dor. Nesta altura começaram a ter popularidade as lutas entre cães. Com a proibição das lutas contra touros em Inglaterra, em 1835, a popularidade das lutas entre cães aumentou.
Com a imigração de irlandeses este "desporto" foi exportado para os Estados Unidos na segunda metade do século XIX, onde rapidamente se tornou muito popular.
 Havia várias designações para estes cães: yankee terrier, pit bull terrier, pit terrier, pit dog, pit bulldog, entre outras.O nome Pit Bull Terrier que acabou por ficar devesse a prestação destes animais nos "pit" ou arenas onde eram testados em lutas e mostravam uma coragem, determinação e resistência a dor acima de qualquer outro.Em 1909 surgiu a American Dog Breeders Association (ADBA), que reconheceu o APBT, editou um estalão e criou provas específicas para esta raça. A ADBA ainda hoje existe e é o registo preferido da maioria dos criadores e donos de APBT.Em 1936 o American Kennel Club (AKC) reconheceu a raça, mas com o nome de American Staffordshire Terrier (AST). Retirando o "Pit", o AKC pretendia distanciar a raça das lutas de cães.Com o passar dos anos e embora haja cães registados sobre os dois estalões na sua grande maioria os American Staffordshire Terrier (AST) são cães bem mais socializáveis que os Pit Bull.
 Apesar de no passado AST e APBT designarem o mesmo cão, hoje em dia o APBT distingue-se pelo seu carácter, pela sua tenacidade, pela sua força, pela sua agilidade, pela sua resistência, pela sua persistência pela sua insensibilidade à dor,pela grande dedicação ao dono e a família dai despertar tanto ódio e amor ao mesmo tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário